sábado, 30 de março de 2013

Mar, Museu de Arte do Rio de Janeiro.

Rio de Janeiro, 30 de Março de 2013.



     O Museu Mar, ou seja o Museu de Arte do Rio de Janeiro é uma realização da prefeitura, do prefeito Eduardo Paes com a Fundação Roberto Marinho. O Museu Mar possui um acervo permanente com três mil obras.  O Mar foi feito na região portuária, possui oito salas de exposições, contém também obras históricas e importantes. O seu espaço físico contém quinze mil metros quadrados. O Mar , também abrigará a escola do olhar para ensinar os alunos da rede pública, assim como para aperfeiçoar o conhecimento dos professores da rede pública. A artista plástica Adriana Varejão doou uma de suas obras para o acervo do Museu Mar. Mas, o acervo do museu também está composto por artista populares. O Museu Mar abrigará a história da arte no Rio de Janeiro, mas também será um receptor de culturas de vários artistas mestres e populares.
     A sua inauguração aconteceu no dia primeiro de Março de 2013, na data de comemoração dos 448 anos de idade da cidade do Rio de Janeiro. O acervo, contém fotografias,documentos e objetos históricos ligados a cidade do Rio de janeiro. Entre os livros importantes do acervo do Museu Mar, está o livro  da exposição Rio de Imagens; que representa a formação do imaginário da cidade do Rio de Janeiro.
     O espaço físico do Museu Mar , compõe-se por dois prédios maravilhosos; o primeiro, é o Palacete Dom João VI, que possui o estilo clássico, o segundo, é um prédio em estilo modernista. O Senhor Paulo Herkenhoff é o Curador do Museu Mar.  O museu receberá exposições itinerantes. A obra mais famosa foi feita pelo artista, Tarcílio do Amaral.
     De acordo com a exigência da Unesco, o Museu Mar conterá, tais atividades:coleta, registro,pesquisa, preservação, e devolução para a comunidade de bens culturais; como exposições.
     O Museu Mar, será especialmente um marco turístico para visitações de turistas na nova fase da Cultura na nossa cidade do Rio de Janeiro, sempre. O Museu Mar faz parte do novo projeto da prefeitura; Rio de Janeiro Maravilha.