sábado, 20 de junho de 2009
Encontrado fóssil de dinossauro gigante.
O herbívoro Futalognkosaurus dukei media em torno 32 metros a 34 metros da cabeça até a cauda e tinha a altura de um prédio de quatro andares. Trata-se de um dos três maiores dinossauros já encontrados no mundo.
A descoberta parece representar uma nova linhagem de Titanossauro. A hipótese se deve à estrutura peculiar do pescoço do animal, bastante grosso e forte.
Parte do fóssil do Futalognkosaurus dukei, um dos três maiores dinossauros já encontrados
Segundo os cientistas, a espécie habitou há cerca de 80 milhões de anos a região que agora é o norte da Patagônia.
O fóssil encontrado estava 70% preservado, índice alto se comparado a outros dinossauros gigantes encontrados no mundo, que estavam cerca de 10% conservados. Os primeiros ossos foram descobertos em 2000.
No sítio arqueológico, localizado nas encostas do lago Barreales, na província de Neuquen, os pesquisadores encontraram mais de mil espécies, incluindo 240 fósseis de plantas e 300 dentes e outros resquícios de diversos dinossauros.
Esse grupo de Argentinos e Brasileiros também trabalha no Estado do Mato Grosso, onde os estudiosos dizem ter feito uma importante descoberta, que será revelada em breve.
A lenda das Amazonas.
Dizem os índios que as amazonas guerreiras teriam atacado a esquadra hispânica. Elas eram altas, brancas, cabelos compridos – descrição feita pelo Frei Gaspar de Carnival, que era escrivão da frota. O confronto entre os espanhóis e as Amazonas foi supostamente uma luta feroz, a qual teve como cenário a foz do rio Nhamundá , localizada na fronteira entre o Pará e o Amazonas. Os europeus foram surpreendidos pelo ataque das combatentes desnudas, conduzindo tão somente em suas mãos arcos e flechas. Eles foram derrotados pelas amazonas. No caminho os espanhóis encontraram um índio que lhes contou a história das guerreiras. Segundo o relato do nativo, havia pelo menos setenta tribos de Icamiabas só naquele território. Suas aldeias eram edificadas com pedras e conectadas aos povoados por caminhos que elas cercavam de ponta a ponta, cobrando pedágio dos que atravessavam estas estradas. Elas eram lideradas por uma cunhã virgem, sem contato com o sexo masculino. Quando, porém, chegava o período de reprodução, as Amazonas capturavam índios de tribos por elas subjugadas. Ao engravidar, sinalizavam seus parceiros e, se nascia um curumim ou , elas entregavam a criança aos pais; do contrário, elas ficavam com as meninas e presenteavam o genitor com um talismã verde conhecido como Muiraquitã, similar ao sapo utilizado nos rituais lunares.Ao ouvirem esta narrativa, os espanhóis, cientes da existência das Amazonas descritas pelos antigos gregos, confundem ambas e batizam o rio onde as encontraram, até então intitulado Mar Dulce, de Rio de Las Amazonas.Certamente os espanhóis, ao se depararem com selvagens guerreiros de longos cabelos, acreditaram ter encontrado finalmente as tão famosas Amazonas. Deste pequeno equívoco nasceram e permaneceram os nomes do Rio, da Floresta e do maior Estado brasileiro, que abriga o idílico cenário desta miragem hispânica. Embora esta história tenha se desenrolado em terras brasileiras, estas lendas são mais disseminadas em outros países, talvez pela associação com narrativas que envolvem ícones adornados com ouro e prata, o que certamente despertava a cobiça dos europeus.
terça-feira, 16 de junho de 2009
Cultura, Lei Rouanet e a política da Cultura.
A Comissão Nacional de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, que analisa pleitos de dinheiro através da Lei Rouanet, desacolheu o de Caetano Veloso, de 2 milhões de reais, para patrocínio de seu “Tour Caetano Veloso”, a turnê do trabalho “Zii e Zie”, lançado esse ano – mais um CD medíocre. A Comissão já havia negado pedido de Maria Bethânia ano passado, revertido pelo ministro, que tem poderes para tanto. É um absurdo Maria Betânia e Caetano Veloso serem negados perante a CNIC. A opnião pública comprova isso.
Antropologia Cultural.
Antropologia Física.
Áreas de estudo da Antropologia.
Movimentos e Debates.
Debates pós-modernos.
Na década de 80, o debate téorico na Antropologia ganhou novas dimensões. Muitas críticas a todas as escolas surgiram, questionando o método e as concepções antropológicas. No geral, este debate privilegiou algumas idéias: a primeira delas é que a realidade é sempre interpretada, ou seja, vista sob uma perspectiva subjetiva do autor, portanto a antropologia seria uma interpretação de interpretações. Da crítica das retóricas de autoridade clássicas, fortemente influenciada pelos estudos de Foucault, surgem metaetnografias, ou seja, a análise antropológica da própria produção etnográfica. Contribuiu muito para esta discussão a formação de antropólogos nos países que então eram analisados apenas pelos grandes centros antropológicos.