sábado, 9 de maio de 2009

Exórdio da História da Antropologia.

Homero, Hesíodo, assim como os filósofos Pré-socráticos viam este impacto das relações sociais como conseguência dos caprichos dos deuses, como conta a odisséia de Homero e a Teogonia de Hesíodo, como construções de pensamentos baseados na experiência humana, como prefiriam os filósofos Pré-socráticos.
A medida humana foi o centro da discussão a cerca do mundo na Antiguidade Clássica. Os gregos deixaram diversos registros e relatos acerca de culturas diferentes das suas, assim como os chineses e os romanos. nestes textos nascia, a Antropologia, heródoto descreveu as culturas com as quais seu povo se relacionava. Aristóteles descreveu as cidades gregas e Xenofonte descreveu a Ìndia.
Entre os romanos, o poeta Lucrécio investigou as origens da religião, das artes, e se ocupou da análise do discurso, Tácito analisou as tribos germânicas, baseando-se nos relatos dos soldados e viajantes. Agostinho, um dos pilares teológicos do Catolicismo, descreveu as civilizações greco-romanas "pagãs".
O saber antropológico participou das discussões da Filosofia, ao longo dos séculos embora não existisse como disciplina específica. Durante a idade média muitos escritos contribuíram para a formação de um pensamento racional, aplicado ao estudo da experiência humana, como fez o administrador francês Jean Bodin, estudioso dos costumes dos povos conquistados. Com o advento do movimento iluminista, este saber foi estruturado em duas partes: a Antropologia Biológica e a Cultural.

sexta-feira, 8 de maio de 2009

O significado de Antropologia.

É a ciência preocupada em estudar o homem e a humanidade de maneira totalizante, abrangendo todas as dimensões. A sua divisão clássica distingui a Antropologia Cultural da Antropologia Biológica. Cada uma destas, abrigou, diversas correntes de pensamento, em sua construção. Há poucas décadas conquistou o seu lugar entre as ciências. Inicialmente, foi considerada a história natural e física do homem e do seu processo evolutivo, no tempo e no espaço. Por outro lado essa concepção, restringia o seu campo de estudo às características do homem físico. Essa postura limitou os estudos antropológicos bastante tempo, privilegiando a antropometria, ciência que estuda as medidas do homem fóssil e do homem vivo.

Sendo a ciência da cultura e da humanidade, tem um campo vasto de investigação : abrange, no espaço, toda a terra habitada e no tempo, pelo menos dois milhoões de anos, e todas as populações socialmente organizadas.

A antropologia preocupa-se em detalhar, tanto quanto possível, as relações humanas, nos seus aspectos físicos, nas suas relações com a natureza, seja na sua especificidade cultural. Para o saber antropológico o conceito de cultura tem diversas dimensões: universo psíquico, os mitos, os costumes e rituais, suas histórias peculiares, a linguagem, valores, crenças, leis, relações de parentesco, entre outros tópicos. Apesar de a antropologia remontar a antiguidade clássica, ela nasceu como ciência, da grande revolução cultural iniciada com o Iluminismo.