terça-feira, 4 de março de 2014

Francisco Mendes , Seringueiro e Vereador !!

Rio de Janeiro , 4 de Março de 2014.




     Chico Mendes , foi um seringueiro. Seu nome era Francisco Alves Mendes Filho. Foi um ambientalista ativo e muito importante. O Francisco nasceu na cidade de Xapuri, no estado brasileiro do Acre, em 15 de dezembro de 1944. Trabalhou na Amazônia , desde cedo, com seu pai, como seringueiro, produzindo borracha. Depois tornou-se Vereador e Sindicalista.
     Em 1975 , foi criado o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Brasiléia, quando Chico Mendes tornou-se o secretário geral. No ano seguinte, em 1976, Chico Mendes, criou um grupo de seringueiros para lutarem em defesa da posse de terras. Um ano após , em 1977 , foi criado o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Xapuri. Alguns meses depois, 1977 , Chico Mendes foi eleitoVereador pelo MDB ; Movimento Democrático Brasileiro. Em 1980 fez parte da fundação do PT ( o Partido dos Trabalhadores ) , em consequência deste fato , tornou-se dirigente do PT no Acre.
     Em 1981 , tornou-se presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Xapuri. Em 1985 , participou da criação do CNS ( Conselho Nacional dos Seringueiros, depois participou do grupo União das Comunidades da Floresta ; que defende os interesses dos seringueiros e dos índios , e da Floresta Amazônica.
     Em 16 de dezembro de 2013 , foi publicado , no Diário Oficial da União , que Chico Mendes , se tornaria o Patrono do Meio Ambiente no Brasil.