terça-feira, 2 de dezembro de 2014

O estudo da Antropologia também envolve ciências como Etnologia e Etnografia.


www.redaweb.com.br Rio de Janeiro, 2 de Novembro de 2014.







Autor do texto: Redaweb.com.br

A Antropologia tem como significado a junção das palavras "humano" e "pensamento". Sendo assim, ela é uma ciência que estuda o homem e as características de sua evolução física, social e, também, cultural. Ela surgiu e foi constituída como uma disciplina científica durante o século XIX, depois das descobertas de Darwin e a sua teoria evolucionista, fundamentais para o entendimento das relações sociais. Para ele, o homem não era fruto da criação de Deus, mas de um elo perdido, que é exatamente o que a Antropologia busca entender entre suas tantas pesquisas e teorias.

São três tipos de Antropologia: a Biológica, Física e Social. A Antropologia Biológica e Física são duas ciências naturais que analisam o material colhido em escavações ou em sítios arqueológicos, ou seja, estão relacionadas à Arqueologia e a Anatomia. Estes dois tipos de Antropologia também analisam e observam o comportamento de macacos, símios e das diferenças físicas entre os seres humanos, como a cor da pele, dos olhos, a estatura, entre outros detalhes.

A Antropologia social vai estudar a sociologia e a psicologia analisando a cultura dos povos e a evolução das suas crenças, costumes, relacionamentos, religião, entre outros. Linguística, arqueologia e etnologia também estão relacionadas à Antropologia, e são ramos que complementam os estudos do ser humano.

Os estudos e conhecimentos adquiridos com a Antropologia, seja ela física, biológica ou social, são usadas para auxiliar no contato com diferentes povos, como os indígenas e quilombolas. Isso se chama Antropologia aplicada, um ramo essencial desses estudos.

A Antropologia também envolve ciências como a Etnologia e a Etnografia. Ambas são concepções diferentes do mesmo tipo de estudo, mas que se completam entre si. A Etnografia se trata basicamente dos primeiros estágios da pesquisa, que englobam a observação e o trabalho de campo. Já a Etnologia é uma ciência mais aprofundada e acontece quando são feitas conclusões extensas e um pouco mais complicadas do que foi feito anteriormente, nos estudos prévios. Resumindo, a Antropologia nada mais é do que conclusões dos estudos e pesquisas da Etnografia e da Etnologia.