sábado, 20 de junho de 2009

Encontrado fóssil de dinossauro gigante.

O fóssil do que se acredita ser uma nova espécie de dinossauro, que está entre os maiores já encontrados, foi descoberto na Argentina, por uma equipe formada por paleontólogos brasileiros e argentinos.
O herbívoro Futalognkosaurus dukei media em torno 32 metros a 34 metros da cabeça até a cauda e tinha a altura de um prédio de quatro andares. Trata-se de um dos três maiores dinossauros já encontrados no mundo.
A descoberta parece representar uma nova linhagem de Titanossauro. A hipótese se deve à estrutura peculiar do pescoço do animal, bastante grosso e forte.
Parte do fóssil do Futalognkosaurus dukei, um dos três maiores dinossauros já encontrados
Segundo os cientistas, a espécie habitou há cerca de 80 milhões de anos a região que agora é o norte da Patagônia.
O fóssil encontrado estava 70% preservado, índice alto se comparado a outros dinossauros gigantes encontrados no mundo, que estavam cerca de 10% conservados. Os primeiros ossos foram descobertos em 2000.
No sítio arqueológico, localizado nas encostas do lago Barreales, na província de Neuquen, os pesquisadores encontraram mais de mil espécies, incluindo 240 fósseis de plantas e 300 dentes e outros resquícios de diversos dinossauros.
Esse grupo de Argentinos e Brasileiros também trabalha no Estado do Mato Grosso, onde os estudiosos dizem ter feito uma importante descoberta, que será revelada em breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário