quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Neutralizar Carbono e valorizar o nosso Meio Ambiente.

Cultura se materializa no modo de vida,nos padrões de comportamento,nas crenças e valores de cada sociedade.Ou seja, é tudo aquilo que é produzido e cultivado,transformado pelos grupos humanos.
As coisas que os grupos humanos transformam são as cidades, os transportes, a culinária,a produção econômica, as ciências, as artes. A cultura abstrata é formada por crenças, pela moral, pelas leis,e pelos sentimentos.É na vida em sociedade que se manifesta a cultura. Hoje em dia, no Brasil o tema Meio Ambiente é um assunto muito importante tambem para a nossa vida e para nossa cultura. Vamos ver, então.


A Câmara de Cultura, no dia 03/07/2008, apresentou o projeto “Neutralização de Carbono e Desenvolvimento Social”, em palestra realizada na Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca do município de Itaguaí.

A coordenação do projeto, há quase dois anos, trabalha no desenvolvimento de um projeto de neutralização de carbono em áreas degradadas a serem recuperadas, partindo do conceito de que as áreas degradadas devem ser foco principal em programas de neutralização de carbono.

Como áreas degradadas prioritárias foram definidas as áreas de preservação permanente (matas ciliares e encostas instáveis) e reservas legais. Sempre que possível será dada prioridade às áreas que possam formar corredores ecológicos.

Em termos simplificados, o projeto foi concebido com alguns conceitos essenciais: Recuperar e revitalizar áreas degradadas; Neutralizar carbono; Gerar emprego e renda; e Ação complementar de segurança alimentar

De acordo com o ambientalista Henrique Cortez, coordenador do portal e do blog Ecodebate, a idéia é simples – a área é dividida em mosaico, com 50% para revegetação com árvores nativas da região e 50% com pinhão manso ou outra árvore produtora de biodiesel adequada à área.

A proposta base visa a Recuperação de áreas degradadas com plantio, em mosaico, de árvores nativas e árvores produtivas (pinhão manso ou palma, para biodiesel, ou seringueira para borracha natural); e visa tambem fazer a utilização das áreas marginais do projeto para hortas comunitárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário