sexta-feira, 8 de maio de 2009

O significado de Antropologia.

É a ciência preocupada em estudar o homem e a humanidade de maneira totalizante, abrangendo todas as dimensões. A sua divisão clássica distingui a Antropologia Cultural da Antropologia Biológica. Cada uma destas, abrigou, diversas correntes de pensamento, em sua construção. Há poucas décadas conquistou o seu lugar entre as ciências. Inicialmente, foi considerada a história natural e física do homem e do seu processo evolutivo, no tempo e no espaço. Por outro lado essa concepção, restringia o seu campo de estudo às características do homem físico. Essa postura limitou os estudos antropológicos bastante tempo, privilegiando a antropometria, ciência que estuda as medidas do homem fóssil e do homem vivo.

Sendo a ciência da cultura e da humanidade, tem um campo vasto de investigação : abrange, no espaço, toda a terra habitada e no tempo, pelo menos dois milhoões de anos, e todas as populações socialmente organizadas.

A antropologia preocupa-se em detalhar, tanto quanto possível, as relações humanas, nos seus aspectos físicos, nas suas relações com a natureza, seja na sua especificidade cultural. Para o saber antropológico o conceito de cultura tem diversas dimensões: universo psíquico, os mitos, os costumes e rituais, suas histórias peculiares, a linguagem, valores, crenças, leis, relações de parentesco, entre outros tópicos. Apesar de a antropologia remontar a antiguidade clássica, ela nasceu como ciência, da grande revolução cultural iniciada com o Iluminismo.